Equipe Aves
Universidade do Espírito Santo
Divisão das áreas
Aerodinâmica
A Aerodinâmica é o coração do projeto, pois são estudados e selecionados os perfis das superfícies sustentadoras (asa e estabilizadores) e calculados importantes coeficientes que serão utilizados por outras áreas do projeto, como Desempenho e Estabilidade. Para o melhor projeto da aeronave, também são realizadas diversas simulações e otimizações aerodinâmicas a partir de softwares computacionais aplicados à dinâmica de fluidos e outros mais específicos à aeronáutica.
Estruturas e ensaios estruturais
Realiza a seleção de materiais e formas, bem como a análise de tensões e deformações, de forma a garantir que as cargas aplicadas à aeronave sejam suportadas com segurança e eficiência estrutural.
Elétrica
A elétrica é responsável por realizar o dimensionamento de servomotores, baterias e condutores, buscando maximizar a segurança, minimizar o peso da aeronave e facilitar manutenção de componentes elétricos. Além disso, desenvolve-se também um sistema de aquisição de dados, para que sejam feitas análises de comportamento da aeronave, buscando validar os estudos teóricos realizados.
Desempenho
Desempenho é a área responsável pelo estudo da performance da aeronave desenvolvida. Cabe ao integrantes a definição do conjunto motopropulsor mais favorável a aeronave, a partir de ensaios em bancada e túnel de vento.

Também realizam estudos do comportamento do avião em cada etapa de voo, desde a decolagem ao pouso, empregando softwares de análises numéricas e simulação e buscando a otimização do mesmo. Além da determinação da máxima carga que a aeronave é capaz de carregar, ponto importante no projeto Aerodesign.
Estabilidade e Controle
O departamento de Estabilidade e Controle é o responsável por analisar o comportamento da aeronave em vôo, a fim de garantir que a aeronave possa realizar um vôo estável e que suas superfícies de controle sejam capazes de contornar situações adversas.
Marketing e Patrocínio
Responsabiliza-se pela promoção da imagem da equipe e do aerodesign nas mídias sociais e na sociedade capixaba. Essa área também busca apoio de empresas para que o projeto possa ser concebido obtendo cada vez mais sucesso.
Cargas e Aeroelasticidade
Determina as cargas que serão aplicadas aos diversos componentes da aeronave. É importante que sejam calculadas com precisão para que as estruturas não sejam super ou subdimensionadas.
Testes de Voo
Encarrega-se de verificar com testes de voo os cálculos e simulações realizadas pelas demais áreas do projeto. Metodologias são estudadas e desenvolvidas para que, com a ajuda do departamento de Elétrica, os dados dos voos possam ser adquiridos e analisados.
Desenho
O desenho é onde o avião toma forma pela primeira vez com todos os detalhes. Tem ligação direta com todas as demais áreas recebendo as informações necessárias para a prótotipagem digital da aeronave. Nessa etapa, é pensado os detalhes do avião. É possível prever alguns problemas e corrigi-los antes do ínicio da constução física do modelo, além da obtenção de alguns dados para verificação de estabilidade do avião.
SEJA UM PARCEIRO DA EQUIPE
Associe sua marca a um projeto de inovação tecnológica e contribua para o desenvolvimento do Brasil.
CONTATO
Universidade Federal do Espírito Santo |Departamento de Engenharia Mecânica - LABTECMEC